As férias escolares se aproximam e 11 escolas da rede municipal de ensino promoveram, nesta sexta-feira, 5, exposições de trabalhos pedagógicos desenvolvidos durante o ano letivo. A Escola Municipal Professora Edsonina de Barros Villa, no Bairro dos Estados, apresentou o projeto “Amigos do Meio Ambiente”. Um trabalho desenvolvido pelos próprios alunos e tem como foco a preservação e a reciclagem de materiais que vão para o lixo.
“Desenvolvemos este projeto desde o início do segundo semestre com os alunos do segundo ano. A proposta é que eles sejam agentes ambientais na escola levando informações de como preservar a natureza. A intenção ainda é que essas ideias ultrapassem o cambito escolar chegando até a comunidade”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Daniely Filef.
Maquetes, artesanatos e brinquedos elaborados com garrafas pet e até mesmo um bolo com casca de banana, acompanhado de suco da casca do abacaxi, fizeram parte da exposição. A coordenadora Daniely Filef comentou ainda que os alunos aceitaram bem a proposta pois na hora do intervalo não há mais lixo no chão. “Já há uma conscientização por parte de todos os alunos da escola e até mesmo dos professores”, finalizou.
A aluna Gabriela Cristina de 8 anos aprendeu bem a lição e destaca que a reciclagem é necessária para não agredir o meio ambiente. “Com a reciclagem estamos evitando que produtos passem anos para se decompor na natureza”.
A exposição da escola conta ainda com apresentação de robótica desenvolvida no programa Mais Educação. O aluno Kauã Vinicius, 11, participou das aulas durante três meses e disse que sempre teve vontade de aprender a montar robôs. “Foi divertido aprender robótica aqui na escola”.
“Com o programa Mais Educação os alunos retornam para escola no horário oposto das aulas para participarem de aulas de esporte, educação, artes, lazer e tecnologia e essa iniciativa é muito positiva”, explicou a coordenadora do programa, Maria Aparecida.

|