Início | Meu perfil | Sair | RSS 
              Entrou como Convidado     Grupo"Convidados 
                                                                      Boa Vista-RR, Sábado, 02.08.2025, 22:24
                                                                                            







                                                                                                                                                        
Menu
Eventos
Publicações
Início » 2014 » Outubro » 30 » Indígenas reivindicam que Educação respeite suas identidades culturais
16:39
Indígenas reivindicam que Educação respeite suas identidades culturais

Intenção é reforçar o direito a educação específica para esses povos

Mais de 100 professores indígenas, representando 49 etnias de todas as regiões do país, se reuniram, hoje (29), na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, para o lançamento do Manifesto sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil – Por uma Educação Descolonial e Libertadora.

A intenção é reforçar o direito a educação específica para esses povos e dar visibilidade à importância que os processos de educação próprios dos indígenas têm na manutenção e preservação de sua cultura e identidade.

— Hoje, o projeto que é apresentado para as escolas das comunidades indígenas é idêntico ao apresentado para o sistema não indígena. Isso não é bom para gente porque a gente perde nossos valores, destratando nossa própria identidade cultural, nossas crenças e religiões.

A declaração é de Flauberth Guajajara, professor e representante da etnia Guajajara, do Maranhão.

De acordo com Eunice Dias de Paula, missionária do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), para que a preservação desse universo sociocultural dos indígenas seja possível é importante a presença de uma pessoa que transmita, no papel de professor, a cultura daquele povo baseado na vivência e experiência autêntica.

—Um professor indígena é fundamental para essa escola funcionar, porque ele faz parte daquela cultura.

Dados divulgados em 2012, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apontam que a realidade é diferente. O quadro que compõe as 2.954 escolas indígenas, distribuídas em 26 estados, a maioria dos professores é representado por pessoas que não fazem parte daquela sociedade. Os indígenas professores são 7.321 de um total de 15.289, menos da metade.

Eunice avalia que essa situação é reflexo de um desrespeito dos governos, principalmente os estaduais.

— No MEC [Ministério da Educação] tem o setor da diversidade onde o pessoal faz força para que o respeito às leis sejam implementadas. O problema todo é que a responsabilidade da educação escolar indígena ficou para os estados e dentro dos estados isso não se efetiva.

 

Visualizações: 292 | Adicionado por : CMEBV | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar
Formulário de Login
Pesquisar
Calendário
«  Outubro 2014  »
S T Q Q S S D
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031
Arquivo de postagens
Links
Nossa enquete
Avalie o site
Total de respostas: 14
Livro de Visitas
Estatísticas

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0

Conselho Municipal de Educação de Boa Vista
Prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Av. Via das Flores, 1696 - Pricumã - 3623-5912
Boa Vista/RR - CEP: 69.309-393
Email: cmebv@yahoo.com.br