Início | Meu perfil | Sair | RSS 
              Entrou como Convidado     Grupo"Convidados 
                                                                      Boa Vista-RR, Sábado, 02.08.2025, 23:15
                                                                                            







                                                                                                                                                        
Menu
Eventos
Publicações
Início » 2014 » Setembro » 30 » Nota técnica permitirá acompanhamento da aplicação do PNE
15:30
Nota técnica permitirá acompanhamento da aplicação do PNE

A Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados elaborou uma nota técnica sobre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE - 13.005/14).

A lei que aprovou o PNE estabelece 20 metas para os próximos dez anos. A principal inovação da proposta, em relação ao plano anterior, é a obrigação de investimento de pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

As metas do PNE serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas por parte de cinco instâncias: o Ministério da Educação, as comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado, o Conselho Nacional de Educação e o Fórum Nacional de Educação.

Prazos intermediários
Para facilitar o acompanhamento que será feito pela Comissão de Educação da Câmara, dois quadros permitem visualizar os prazos intermediários do PNE. Uma das responsáveis pelo trabalho, a consultora legislativa Ana Valeska, falou da importância da nota técnica como auxílio à fiscalização do Poder Legislativo. "Há uma série de atribuições com  prazos bem definidos, que terão que ser cumpridos. A Câmara e as demais instâncias terão que acompanhar a execução dessas tarefas intermediárias. Por isso, esse quadro é tão importante, porque ele organiza, dá visibilidade - o que deve ser feito em cada ano de vigência do Plano Nacional de Educação."

O presidente da Comissão de Educação, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), aprovou a iniciativa. "A grande tarefa é poder trabalhar, mês a mês, pela implementação das metas que foram aprovadas, porque a gente vai ter a norma, mas, mais do que a norma, melhorias concretas na educação brasileira. Por isso, esse acompanhamento, eu considero fundamental."

Universalização 
Entre as metas constantes do PNE está a de universalizar a educação infantil para crianças de 4 a 5 anos, com o objetivo de passar dos atuais 4,7 milhões de matrículas para 5,8 milhões.

Para a execução dos objetivos propostos, todas as metas do Plano Nacional de Educação deverão ter como referência a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad); o censo demográfico; e os censos nacionais da educação básica e superior.

 

Visualizações: 337 | Adicionado por : CMEBV | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar
Formulário de Login
Pesquisar
Calendário
«  Setembro 2014  »
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930
Arquivo de postagens
Links
Nossa enquete
Avalie o site
Total de respostas: 14
Livro de Visitas
Estatísticas

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0

Conselho Municipal de Educação de Boa Vista
Prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Av. Via das Flores, 1696 - Pricumã - 3623-5912
Boa Vista/RR - CEP: 69.309-393
Email: cmebv@yahoo.com.br