A precariedade na estrutura das escolas e problemas que vão desde a falta de bebedouro a banheiros inadequados para uso, além da superlotação nos veículos que transportam os estudantes, foram algumas das irregularidades encontradas pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MRPR), nas escolas estaduais e municipais de Rorainópolis.
No dia 27 de junho, os promotores de justiça substitutos Kleber Valadares Coelho Júnior e Muriel Vasconcelos Damasceno realizaram visita ao posto de saúde em Nova Colina e também às escolas Josefa Gomes da Silva e João de Azevedo Cruz.
Na escola estadual João de Azevedo Cruz, os promotores de justiça constataram que não há cadeiras adequadas para os alunos e as crianças estão bebendo água suja, proveniente de um poço artesiano; notebooks quebrados e a quadra de esportes depredada.
Situação semelhante foi verificada na escola municipal Josefa Gomes da Silva que enfrenta problemas de goteiras nas salas de aula; banheiros inadequados e transporte coletivo público com crianças e adolescentes acima do número permitido.

|